"Através do agronegócio, vocação natural do Brasil, promoveremos o progresso, criaremos empregos e preservaremos o meio ambiente. A pecuária em particular tem grande potencialidade de contribuição, restando-nos, no entanto, aprimorar o manejo, melhorar a condição alimentar dos bovinos a pasto e evoluir no melhoramento genético, visando a alta produtividade e a bons resultados econômicos"
Agropecuária Katispera
Em meados de 1976, a Katisperas adquiriu um lote de novilhas registradas da raça nelore, que deu origem a um eficiente “rebanho comercial”, totalmente criado a campo, que, submetido a forte pressão de seleção para fertilidade, com descartes anuais das fêmeas vazias submetidas a “estações de montas curtas”, perfaz, hoje, mais de 12 mil matrizes.
Na mesma época, iniciou-se um criatório de gado holandês, promovendo uma forte seleção racial, que o tornou o melhor rebanho da raça no País, com reconhecimento inclusive no exterior. Em 2001, depois de 25 anos de criação e após sagrar-se o “melhor criador” da raça por 3 anos consecutivos e conquistar vários campeonatos de “grandes campeãs”, o plantel foi liquidado, dando lugar à seleção de gado Nelore PO para apresentações no circuito de exposições, obtendo grande sucesso, tanto em premiações, quanto na valorização dos animais colocados em remate.
Em 2010, após realização de um Leilão de Liquidação dos animais de pista, a Katispera voltou-se para a atividade de criar nelore de produção, com foco no melhoramento genético de bovinos criados a pasto, que busca continuamente animais equilibrados e funcionais, visando o suprimento de genética de alta qualidade para o “rebanho comercial” da própria empresa, com o uso sistemático de touros precoces, com forte habilidade materna, peso de carcaça e excelente qualidade.
Atualmente atuamos nos Estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, explorando intensivamente mais de 10 mil hectares de pastagens, que abrigam rebanho superior a 35.000 animais (25.000 UAs), voltado ao ciclo completo da pecuária, ou seja: cria, recria e engorda, com terminação em confinamento, além do “núcleo de seleção PO”, o que nos permite a implementação completa de um programa de melhoramento genético de bovinos de corte.
O cuidado com os animais, o bom manejo, a farta oferta de forragem nas várias estações do ano e vigilância sanitária, só é possível graças às pessoas envolvidas: a família, que iniciou e acredita no projeto; os profissionais, que trouxeram seu valioso conhecimento, e os dedicados funcionários, que abraçaram e empenham-se nesta causa. Nosso êxito têm um pouco da alma de toda essa gente.