Se você está em busca de aumentar a eficiência do seu rebanho, sem dúvidas, a primeira medida é definir uma estação de monta. O mês de outubro marca para muitas fazendas de corte do Brasil o início da atividade. A época e a duração variam de acordo com cada região e propriedade, mas, geralmente está em torno de 120 dias. Para que haja o máximo de resultados é necessário estabelecer prioridades. Por isso, vamos conferir se o seu rebanho já está pronto para entrar em estação?
O primeiro ponto é a disponibilidade de alimento (capim), para que as matrizes manifestem cio. Além da nutrição, que é o principal fator de influência no desempenho reprodutivo das fêmeas, outros pontos devem ser planejados com muita atenção:
- Período para o nascimento da cria, concentrando os partos e não deixando que os bezerros adoeçam.
- Período da desmama, para que os bezerros desmamem pesados e continuem a ganhar peso.
- Período de abate dos produtos, permitindo que eles sejam abatidos o mais precoce possível.
Fique atento: essas medidas permitem que os bezerros não nasçam em épocas inadequadas, diminuindo o número de animais sofrendo em razão dos parasitas, além de evitar a oferta de pastagens de baixa qualidade para as matrizes e bezerros. Facilita o controle zootécnico e sanitário devido à uniformidade dos lotes, e permitem a seleção mais criteriosa dos animais que vão permanecer no rebanho.
Outras prioridades: definir os lotes de matrizes a serem inseminadas; realizar o controle sanitário dos animais; definir os touros de acordo com o objetivo da seleção e adquirir o sêmen antecipadamente; verificar os touros de repasse da propriedade; conferir botijões e materiais de inseminação; fazer manutenção do curral. E o mais importante, acompanhar tudo de perto, para garantir os bons resultados da estação de monta. Desejamos a todos, uma excelente estação de monta.