A estação de parição no Brasil já está a todo vapor e nós decidimos preparar algumas dicas com os cuidados que tomamos aqui na Katispera com os nossos recém-nascidos.
Antes de tudo, possuímos uma equipe competente e treinada constantemente para que tudo ocorra da melhor forma possível. No período das parições, as visitas a maternidade são feitas em dois períodos do dia, na parte da manhã e no fim do dia, para assegurar que as fêmeas estão parindo dentro da normalidade. Assim que nasce, esperamos a mãe fazer todo o trabalho dela com o bezerro, lambendo sua cria e promovendo a primeira interação entre mãe e filho.
Como já falado aqui, temos muito cuidado na seleção de touros bons para facilidade de parto, para evitarmos partos distócicos e reprodutores que transmitam habilidade materna, porque, precisamos de uma mãe eficiente nos primeiros momentos da vida dos nossos bezerros e que forneça um colostro de extrema qualidade.
Só depois da primeira mamada nosso tratador interfere no processo entre mãe e filho para realizar a cura do umbigo com iodo a 10%. Nesse momento também fazemos o controle de endo e ecto parasitas com o objetivo de evitar miíase, a uma doença produzida pela infestação de larvas de moscas em pele ou outros tecidos de animais.
Com o bezerro bem colostrado e umbigo curado, é feito todo o controle zootécnico do animal e identificação. Recomendamos que todo esse processo seja feito na “cama” do animal, ou seja, no próprio pasto.
Tudo pronto, agora é acompanhar. Durante as visitas de rotina nossa equipe monitora o crescimento desses bezerros e das mães. Caso seja detectada qualquer anormalidade ou problemas de saúde, acionamos o médico veterinário responsável.