A bateria de touros nelore de uma das principais centrais de inseminação artificial do país, ABS Pecplan, ganhou um novo reforço: o jovem touro Pioneiro FIV Katispera.
Clique na imagem para mais informações
Pioneiro é destaque na seleção Katispera desde o acasalamento. Sua linhagem, REM Armador em Hajastan da Colonial, é conhecida por transmitir as novas gerações desempenho em ganho de peso, precocidade sexual, fertilidade e carcaça. E, como já dizia o dito popular, “A fruta não cai longe do pé”.
Hoje, aos 2 anos, Pioneiro impressiona pela sua carcaça. Possuiu muita profundidade de costelas, musculatura forte, garupa bem corrigida e ótimo equilíbrio. Em sua avaliação genética é TOP 0,5% no sumário ANCP, com uma régua de DEP muito bem equilibrada sendo positivo para todas as características de interesse comercial (MGTe de 19.11).
“Pioneiro é filho de umas das nossas principais doadoras do plantel chama Upyra 38 da Bacuri. Desde a desmama se destaca pelo belo fenótipo e ótimo desempenho no intra-rebanho, avaliado pelo Professor José Aurélio Bergman. Acreditamos muito no touro e a maior prova é que usaremos em massa em nosso rebanho CEIP”, completa José Odemir Spaggiari, proprietário da Katispera.
Pioneiro é literalmente um pioneiro para a Katispera. Ele é o primeiro touro da seleção Katispera a ingressar em uma central de inseminação artificial. De 209 machos desmamados da safra 16/17, 47 foram candidatos a reserva. Pioneiro ficou em primeiro, com 11,1% acima da média.
O jovem touro foi destaque na Avaliação para Eficiência Alimentar de Touros Nelore da UFU, sendo negativo para CAR e tendo ótimos ganhos nas mensurações de carcaça tanto para AOL e Gordura no período da prova. “Pioneiro FIV Katispera contribui na formatação da bateria de touros jovens, trazendo ótimas avaliações genéticas, classificado para reprodução programada da ANCP, destaque nas avaliações da UFU e genealogia aberta para diversas linhagens”, afirma o Gerente de Produto Corte Zebu da ABS Pecplan, Gustavo Morales Brito.
Segundo ele, contratar um touro advindo da seleção Katispera é muito importante para a ABS, visto que a Katispera que faz um excelente trabalho na raça nelore buscando touros de ótima avaliação aliado a produtividade que é o que o mercado busca. “O pecuarista que utilizar o Pioneiro FIV Katispera sem dúvida terá bezerros mais pesados a desmama, animais com maior velocidade de ganho de peso na recria e terminação, um maior rendimento na carcaça com ótima deposição de gordura. Em sua reposição terá fêmeas longevas, férteis e de boa habilidade materna, além de mais eficientes”, afirma Gustavo.